Quarta-feira, 10 de Março de 2010

O português oliventino está na escola

 

A Mafalda em português brasileiro.

Aula de português onde também se ouve o português oliventino.

Acerca desta notícia, podem ouvir uma entrevista ao nosso presidente, no domingo 14, às 12.15h espanholas, na Radio Interior de Moraleja (Cáceres): 92.8 FM ou http://www.radiointerior.es/escuchar/ventana_escuchar.htm

La Asociación Além Guadiana divulga el portugués oliventino en la escuela

   OLIVENZA (BADAJOZ), 9 Mar. (EUROPA PRESS) -

   La colaboración entre el Colegio Público 'Francisco Ortiz' de Olivenza y la Asociación cultural 'Além Guadiana' está permitiendo divulgar el portugués oliventino entre alumnos de primaria de la localidad.

   

El objetivo fundamental de esta iniciativa es que los jóvenes estudiantes conozcan de primera mano las características del portugués de sus abuelos, aún utilizado en los estratos de mayor edad de la población, según informó la asociación en nota de prensa.

   En el marco de la asignatura de lengua y cultura portuguesas que se imparte en dicho centro y bajo la coordinación del profesorado, los alumnos tienen la oportunidad de escuchar y conversar con un hablante de portugués oliventino, conociendo los rasgos particulares de este subdialecto, calificado como portugués alentejano con superestrato español, así como los dichos populares, expresiones, leyendas, canciones y otros aspectos de la tradición oral, contenidos en esta lengua.

   Esta experiencia se ha iniciado con los alumnos del sexto curso, previéndose extenderla al alumnado de otras edades.

   La iniciativa, con fines didácticos y culturales, constituye una manera de sensibilizar a los niños de Olivenza sobre la importancia de preservar la "rica herencia" cultural del municipio, un legado que se constata en sus monumentos y tradiciones, así como en la lengua portuguesa, ampliamente hablada por los oliventinos a mediados del siglo XX y hoy en riesgo de desaparición.

   Además, desde Além Guadiana se pretende incentivar a los escolares en el aprendizaje del portugués, considerado estratégico para la región por sus crecientes relaciones con Portugal, al tiempo que se anima a recuperar una lengua hablada en Olivenza desde la Edad Media, cuyo futuro "depende de los más jóvenes".
 

http://www.europapress.es/extremadura/noticia-asociacion-alem-guadiana-divulga-portugues-oliventino-escuela-20100309171532.html

 


http://www.extremaduraaldia.com/provincia-badajoz/jovenes-de-olivenza-aprenden-en-clase-el-portugues-oliventino/97658.html

 

http://www.20minutos.es/noticia/647550/0/

 

http://www.que.es/badajoz/201003091715-asociacion-alem-guadiana-divulga-portugues.html

 

http://www.regiondigital.com/periodico/Badajoz%20Provincia/alem_guadiana_divulga_el_portugues_de_olivenza_en_la_escuela-116190.html

 

http://www.noticias.com/la-asociacion-alem-guadiana-divulga-el-portugues-oliventino-en-la-escuela.128622

 

http://noticias.terra.es/2010/local/0309/actualidad/la-asociacion-alem-guadiana-divulga-el-portugues-oliventino-en-la-escuela.aspx

 

http://es.noticias.yahoo.com/5/20100309/tlc-la-asociacin-alm-guadiana-divulga-el-e70c9bd.html

 

http://www.ayuntamientodeolivenza.com/modulos/mod_noticias/pub/mostrar_noticia.php?id=556

 

O português da Estremadura espanhola.

 

O Além Guadiana divulga o português oliventino na escola

Na imagem, um falante oliventino a monstrar como é o nosso português.

 

A colaboração entre a escola pública “Francisco Ortiz” de Olivença e a associação cultural “Além Guadiana” permite divulgar o português oliventino entre alunos do ensino básico da cidade. O objetivo fundamental desta iniciativa é que os jovens estudantes conheçam de primeira mão as características do português dos seus avós, ainda usado pelas camadas etárias mais velhas da povoação.

 

No marco da disciplina de língua e cultura portuguesas que se leciona no dito centro e com a coordenação dos professores correspondentes, os alunos têm a oportunidade de ouvir e conversar com um falante de português oliventino, conhecendo os traços particulares deste subdialeto, um português alentejano com superstrato espanhol, bem como os ditados populares, expressões, lendas, cantigas e outros aspetos da tradição oral contidos na língua.

 

A experiência iniciou-se com os alunos do sexto ano, e se prevê estendê-la para alunos doutras idades. Esta iniciativa, com fins didáticos e culturais, constitui uma maneira de sensibilizar as crianças de Olivença sobre a importância de preservar a rica herança cultural do concelho, um legado que se constata nos monumentos e tradições, mas também na língua portuguesa, amplamente falada pelos oliventinos em meados do século XX e hoje em risco de desaparecer.

 

Com esta iniciativa, Além Guadiana pretende incentivar os escolares na aprendizagem do português, considerado estratégico para a Estremadura espanhola pelas crescentes relações com Portugal, enquanto se encoraja os meninos para recuperar uma língua falada em Olivença desde a Idade Média e cujo futuro depende dos mais novos.

 

11 Março 2010
PORTUGUÊS OLIVENTINO
A colaboração entre o Colégio Público (2º/3.º Ciclo) "Francisco Ortiz" de Olivença e a Associação Cultural "Além Guadiana" está a permitir divulgar o português oliventino
("alentejano") entre os alunos da "Primária" (2.º/3º Ciclos) da localidade. O objectivo fundamental desta iniciativa é o de que os jovens estudantes conheçam em "primeira mão" as características do português dos seus avós, ainda usado nos estratos de idade mais avançada da população, segundo explicou a associação em nota de imprensa. Integrado na área disciplinar de Língua e Cultura portuguesa que lhes é ministrado pelo próprio colégio, e sob a coordenação do professorado, os alunos têm a oportunidade de ouvir e de conversar com um falante de português oliventino, conhecendo os traços particulares deste subdialecto, qualificado com Português Alentejano com "sobrestracto" (com aspectos de uma "supra-estrutura" em) espanhol, assim como os "ditos" populares, expressões, lendas, canções e outros aspectos da tradição oral, próprios ("contidos" em) desta "língua". Esta experiência iniciou-se com os alunos do sexto "curso", prevendo-se que seja estendida aos alunos de outras idades. A iniciativa, com fins didácticos e culturais, constitui uma maneira de sensibilizar as crianças e os jovens de Olivença para a importância de preservar a "rica herança" cultural do município, um legado que se constata nos seus monumentos e tradições, assim como na língua portuguesa, amplamente falada pelos oliventinos em meados do século XX, e hoje em risco de desaparição. Aliás, o objectivo do "Além Guadiana" é incentivar os estudantes em geral a aprenderem o português, considerado como estratégico para a região (Extremadura) pelo seu crescente relacionamento com Portugal, ao mesmo tempo que serve para incentivar a recuperação de uma língua falada em Olivença desde a Idade Média, cujo futuro "depende dos mais jovens".

http://www.diariodosul.com.pt/

 

18 de março de 2010 
"Português oliventino"
ALÉM GUADIANA DIVULGA PORTUGUÊS "OLIVENTINO"

"Um português alentejano com superstrato espanhol", assim se poderia definir o português oliventino que tem vindo a ser divulgado entre alunos do ensino básico da cidade espanhola de Olivença. A colaboração entre a Escola Pública "Francisco Ortiz" de Olivença e a Associação Cultural "Além Guadiana" visa permitir que os jovens estudantes conheçam em "primeira mão" as características do português dos seus avós, ainda usado pelas camadas etárias mais velhas da povoação.
 
A experiência iniciou-se com os alunos do sexto ano de escolaridade, embora exista a possibilidade de abrangê-la a estudantes de outras idades. Na prática, os alunos têm a oportunidade de ouvir e de conversar com um falante de português oliventino, conhecendo os traços particulares deste subdialecto, bem como ditados populares, expressões, lendas, cantigas e outros aspectos da tradição oral da língua.
 
A Associação "Além Guadiana" pretende incentivar e sensibilizar as crianças de Olivença sobre a importância de preservar a rica herança cultural do concelho, ainda mais quando as relações entre a Extremadura espanhola e Portugal são cada vez mais constantes.
 
 
 18-Março-2010
PORTUGUÊS OLIVENTINO DIVULGADO EM OLIVENÇA
 
A colaboração entre o Colégio Público (2º/3.º Ciclo) "Francisco Ortiz" de Olivença e a Associação Cultural "Além Guadiana" está a permitir divulgar o português oliventino ("alentejano") entre os alunos da "Primária" (2.º/3º Ciclos) da localidade. O objectivo fundamental desta iniciativa é o de que os jovens estudantes conheçam em "primeira mão" as características do Português dos seus avós, ainda usado nos estratos de idade mais avançada da população, segundo explicou a Associação em nota de imprensa.

Integrado na área disciplinar de Língua e Cultura portuguesa que lhes é ministrado pelo próprio colégio, e sob a coordenação do professorado, os alunos têm a oportunidade de ouvir e de conversar com um falante de português oliventino, conhecendo os traços
particulares deste subdialecto, qualificado como português alentejano com "sobrestracto" (com aspectos de uma "supra-estrutura" em) espanhol, assim como os "ditos" populares, expressões, lendas, canções e outros aspectos da tradição oral, próprios ("contidos" em) desta "língua".
 
Esta experiência iniciou-se com os alunos do sexto "curso", prevendo-se que seja estendida aos alunos de outras idades. A iniciativa, com fins didácticos e culturais, constitui uma maneira de sensibilizar as crianças e os jovens de Olivença para a importância de preservar a "rica herança" cultural do município, um legado que se constata nos seus monumentos e tradições, assim como na língua portuguesa, amplamente falada pelos oliventinos em meados do século XX, e hoje em risco de desaparição. Aliás, o objectivo do "Além Guadiana" é incentivar os estudantes em geral a aprenderem o português, considerado como estratégico para a região (Extremadura) pelo seu crescente relacionamento com Portugal, ao mesmo tempo que serve para incentivar a recuperação de uma língua falada em Olivença desde a Idade Média, cujo futuro "depende dos mais jovens".
 

 

Sentimo-nos: Bem
Música: http://www.radiointerior.es/escuchar/ventana_escuchar.htm
Publicado por AG às 08:50
Ligação da entrada | Comentem | Adicionem aos favoritos
|  O que é? | Partilhári

.Hora solar de Olivença

.Procurem neste blógui

 

.Que horas são?

Hora oficial:

.Contadôri


contador de visitas

.Entradas recentes

. Pastor (Ánchel Lois Salud...

. Português cristang ou cri...

. Dia de Portugal em Oliven...

. Línguas americanas na Amé...

. Volta a língua portuguesa...

. "Tinta verde" (Vitorino):...

. Mais ruas bilingues em 20...

. Olivença através dos livr...

. Valenciano de Múrcia (201...

. 600 oliventinos portugues...

.Arquivos

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

.Palavras-chave

. todas as tags

.Ligações

.Dicionário galego-português

Pesquisa no e-Estraviz

.Junho 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
blogs SAPO

.Participem

. Participem neste blógui

.Contadôri

.subscrever feeds