Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

Contadôri

Flag Counter

Arquivo das Danças do Alentejo, em Évora

AG, 25.06.10

Associação Pé de Xumbo associa-se a uma equipa de investigação para criar um arquivo on-line

A história das danças alentejanas vai ficar à distância de um clique

25.06.2010 - 08:12 Por Maria Antónia Zacarias

 

Fazer o levantamento, a compilação, a gravação desta riqueza cultural em risco de esquecimento, é o objectivo desta iniciativa da Pé de Xumbo - Associação para Promoção de Música e Dança, sedeada em Évora. A coordenação do projecto é da investigadora brasileira Lia Marchi e de Domingos Morais, do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT) da Universidade Nova de Lisboa.



Lia Marchi salientou que o objectivo é "preservar estas tradições e fazer com que possam ser transmitidas de geração em geração", constituindo um repositório on-line. O trabalho desta equipa começou este ano e já conta com três meses de pesquisa de campo, com início na investigação bibliográfica. "Pesquisámos na literatura todas as referências sobre bailes e danças, uma vez que encontrámos imensos textos em que as pessoas falam e descrevem os cenários das festas populares". A investigadora brasileira explicou que o passo é a recolha, tendo já sido efectuadas 20 horas de gravações, "com a filmagem de ensaios de ranchos" e entrevistas.

O diário de campo da pesquisadora Lia Marchi, nos caminhos das danças no Alentejo, pode ser acompanhado dia-a-dia no blogue alojado em http://arquivodancasalentejo.wordpress.com, estando previsto para Outubro o lançamento de um livro resultante do trabalho efectuado durante estes meses sobre a descrição do contexto das danças. A investigadora anunciou também que está também agendada para 2011 a edição de um documentário audiovisual para ser mostrado em festivais de cinema documental.

 

http://www.publico.pt/Cultura/a-historia-das-dancas-alentejanas-vai-ficar-a-distancia-de-um-cliqu_1443597

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.