Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

Contadôri

Flag Counter

Portugal em Macau (ainda)

AG, 05.09.10

Portugal ainda está em Macau. Vamos ler:

Macau conquista turismo cultural com pastéis de nata, bifanas e folclore

por Agência Lusa, Publicado em 04 de Setembro de 2010  |  Actualizado há 16 horas

Muitos curiosos faziam hoje fila na torre Taipé 101, em Taiwan, para provarem um pastel de nata ou uma bifana, paladares lusos que Macau continua a promover como parte integrante do seu património para atrair mais visitantes.

 

“Sentir Macau” é a proposta que os Serviços de Turismo da Região Administrativa Especial da China lançam aos residentes de Taiwan até 10 de setembro e sem precisarem de sair da ilha.

 

Um “cheirinho” e “sabor” do território administrado pelos portugueses durante mais de quatro séculos são oferecidos em Taipé para aguçar o paladar dos taiwaneses e desafiá-los a passarem uns dias em Macau para descobrirem, mais do que casinos, o património do território.

 

A herança dos portugueses, que distingue Macau na China e na Ásia, continua a ser uma “arma” importante para a região se afirmar como destino turístico cultural.

 

“Macau oferece novas surpresas aos visitantes, mas o seu património é ainda a alma da cidade e a mistura das culturas ocidental e oriental o principal elemento do nosso produto turístico”, defendeu o diretor dos Serviços de Turismo da região, João Manuel Costa Antunes, na inauguração de uma exposição de pintura, em Taipé, sobre o património da região classificado pela UNESCO, em 2005.

 

A “Semana Cultural de Macau” em Taipé, que resulta de um investimento de 118 mil euros, procura “dar a conhecer novos produtos turísticos, abrir o mercado às famílias, procurando-se atrair um novo nicho de visitantes”, sustentou o responsável.

 

Com apenas cerca de meio milhão de habitantes, Macau acolheu 21 milhões de turistas em 2009, dos quais 1,3 milhões eram de Taiwan, o terceiro principal mercado turístico da região.

 

Mas se muitos procuram Macau pelos casinos, o executivo local pretende ir mais além e atrair os turistas a pernoitarem mais tempo na cidade, desafiando-os a descobrir o “lado B” da capital mundial do jogo, sem néons e onde o único prémio é a descoberta da identidade e especificidade multicultural da região.

 

“Neste momento um terço dos visitantes de Taiwan é composto por senhoras. Hoje, as chamadas “office ladies” viajam cada vez mais em conjunto e poderão determinar Macau como um destino agradável. É também um novo mercado que pretendemos captar”, sublinhou Costa Antunes em declarações aos jornalistas.

 

Vários locais de Taipé acolhem exposições de artistas de Macau, espetáculos culturais e exibição de obras cinematográficas locais, como a torre Taipé 101. Ali, sob um cenário de casas coloniais de estilo português, os taiwaneses tinham direito a um pastel de nata ou uma bifana com uma regra simples: proferir uma frase a elogiar a gastronomia de Macau.


“A comida de Macau cheira tão bem e sabe ainda melhor”, diziam os muitos taiwaneses, com mais ou menos entusiasmo, que tiveram a paciência, quase “de chinês”, de enfrentar uma fila até poderem finalmente dar uma dentada na famosa “tarte de ovo”, como é conhecido o pastel de nata em Macau, enquanto apreciavam um espetáculo de folclore português.

 

Fonte: http://www.ionline.pt/conteudo/76802-macau-conquista-turismo-cultural-com-pasteis-nata-bifanas-e-folclore-