Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

Contadôri

Flag Counter

"De Espanha, nem bom vento nem bom casamento" (livro de Virginia López)

AG, 17.07.12

DE ESPANHA NEM BOM VENTO NEM BOM CASAMENTO

VIRGINIA LÓPEZ


Sempre ouvimos dizer que De Espanha nem Bom vento nem bom casamento. Mas o que é certo é que conhecemos cada vez mais casais em que um deles é espanhol. Será que esta expressão tem alguma razão de ser?

Ou será que as duas culturas juntas funcionam na perfeição? Virginia López, jornalista do El Mundo e da Cadena SER em Portugal e casada com um português, tentou responder a esta questão indo mais além na história dos dois países. Descubra o que nos une e o que nos separa, desde o século XI até aos dias de hoje.  Este livro parte de uma investigação histórica exaustiva, para num tom bem-humorado, contar os casamentos, uniões, traições e batalhas entre portugueses e espanhóis.

 

«Aquilo que Virginia López nos desvenda neste livro, com um humor tão fino e inteligente, é que Espanha e Portugal têm mais passado em comum do que aquele que alguns – ai esses alguns – querem aceitar. Porque, portugueses e espanhóis, somos todos filhos da mistura de culturas, sangues, projetos, sonhos, afinidades e deslealdades. E se a história pode ser contada de várias maneiras, do passado ninguém se livra. Nesse passado, no qual Virginia mergulha na qualidade de jornalista e ofício de escritora, existem figuras grotescas, malvadas, desgraçadas e extravagantes, um património que já era tempo de se unir num só livro que é, simultaneamente, catálogo de encontros e desentendimentos, ou seja, de vida vivida em comum e entre gente nascida na mesma terra embora falando de forma diferente (4)» Pilar del Río, in Prefácio.

 

«Portugal só existe porque foi uma prenda de casamento para uma simples bastarda castelhana e isto numa altura em que ainda não tinham sido inventadas as listas de casamento do El Corte Inglés». É desta forma provocadora que Virginia López, correspondente do jornal El Mundo em Portugal há 5 anos, começa este livro de forma a apurar se a expressão que tanto ouvimos e em que tanto acreditamos De Espanha nem bom vento nem bom casamento tem alguma razão de ser. Da bastarda D. Teresa, mãe do primeiro rei de Portugal, passando pela galega Inês de Castro, a castelhana Rainha Santa Isabel, a única que Portugal teve santa, à passagem pelos Filipes, à famosa Batalha de Aljubarrota tão falada por portugueses e tão desconhecida dos castelhanos, ou às relações de «amizade» entre Franco e Salazar, José Sócrates e Zapatero.

 

Ficha detalhada: De Espanha Nem Bom Vento Nem Bom Casamento de Virginia López

Autor

Virginia López

Editora

A Esfera dos Livros

Data de Lançamento

Julho 2012

ISBN

9789896263928

Dimensões

16 x 23,5 cm

Nº Páginas

264

Encadernação

Capa mole

 

 

6 comentários

Comentar post