Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

Contadôri

Flag Counter

Vamos votar na Madalena (melhor recanto espanhol de 2012)! (III, IV e V)

AG, 13.08.12

 

(COMEÇA AOS 47:26 minutos):

http://www.tvi.iol.pt/videos/programa/4529/128762/13681116 (12.VIII.2012)

(e COMEÇA AOS 43:58 minutos):

http://www.tvi.iol.pt/videos/programa/4529/128762 (19.VIII.2012)

Visitará Olivença a TVI?

13 de Agosto de 2012

Igreja manuelina da Madalena, em Olivença, lidera votação em Espanha

O templo de traçado seiscentista, em Olivença, na Estremadura espanhola, garantiu a passagem à segunda fase do concurso que visa eleger o «Melhor Recanto de Espanha em 2012». Joaquín Fuentes, presidente da Associação Além Guadiana, considera o resultado «positivo», não só porque promove o templo e a arte manuelina através de Olivença, mas igualmente porque «estimula a consciência dos oliventinos em relação ao que temos e ao que somos».

Ana Clara | terça-feira, 7 de Agosto de 2012

No concurso, de voto público, cuja primeira fase terminou a 6 de Agosto, a Igreja da Madalena alcançou o segundo lugar, com perto de 8600 votos. O templo entra agora na segunda fase de votações, os quartos-de-final e semi-finais, que decorre entre 7 de Agosto e 10 de Setembro e que apurará os finalistas que irão discutir o título de «Melhor Recanto de Espanha 2012». 

Joaquín Fuentes, responsável da associação cultural oliventina, Além Guadiana, ressalva que embora desconheça as características concretas do concurso, a notícia «é naturalmente positiva. Para além do facto de o templo ganhar ou não ou conseguir chegar ao fim do concurso, é positivo o próprio caminho e a repercussão mediática nos mass media», adianta. 

Para Joaquín Fuentes «ouvir falar da Madalena é promover o património cultural oliventino, e isto contribui para potenciar o desenvolvimento turístico» e para «a divulgação de Olivença no exterior».

E vinca que «o povo oliventino tem grande orgulho e consciência da sua identidade», garantindo que são sempre «bem recebidas e apoiadas popularmente iniciativas como esta» e que «contribuem para colocar Olivença no mapa».

O presidente da Além Guadiana refere que Olivença, «pela sua condição bi-cultural, deveria visualizar o seu património em Espanha e Portugal», considerando por isso que «Olivença deve aproveitar a sua identidade única no contexto da Península Ibérica. Deve promover os aspectos culturais que, não sendo nem melhores nem piores do que outros, são diferentes».

Joaquín Fuentes realça que todas «as paisagens e monumentos são incomparáveis». Mas, por outro lado, sublinha, «constituem uma forma de divulgação e reconhecimento do património que deve ser aproveitada». 

Projecção da arte nacional:
«Particularmente, considero que o concurso é mais uma das muitas ferramentas que podem ser utilizadas para a sua promoção. E penso que o facto de a Madalena ser candidata neste concurso «cria interessantes e positivos paradoxos»: «por um lado, o facto de ser o reconhecimento de um monumento tão português a melhor recanto espanhol. Por outro, a projecção exterior da arte nacional de Portugal, o manuelino, curiosamente através de Olivença». 

Joaquín Fuentes conclui destacando um terceiro factor, que passa por «estimular a consciência dos próprios oliventinos em relação ao que temos e ao que somos».

Ao título de «Melhor Recanto de Espanha em 2012» concorreram inicialmente 20 candidatos, entre património natural e arquitectónico. 

A Igreja da Madalena, em Olivença, construída no início do século XVI, e de traço manuelino, foi antiga sede do bispado de Ceuta no tempo dos portugueses, sendo considerada um dos mais importantes monumentos nacionais em Olivença. 

Recorde-se que a fase final do concurso realiza-se entre 11 e 26 de Setembro. 
 
 Micro-reportagem da TVI (26.VIII.2012):
llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.