Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

Contadôri

Flag Counter

Secretário no "Corrêo da Manhã"

AG, 30.07.08

O nosso secretário foi e continuará a ser entrevistado poro Corrêo da Manhã.

http://www.correiomanha.pt/ 

 

Quanto o texto estiver disponive, pô-lo-emos aqui. Finalmente, o secretário nã foi o único entrevistado:  

Pedro Galego  Joaquin Fuentes e Raquel Sandes são dois dos elementos da Associação Além Guadiana
Joaquín Fuentes e Raquel Sandes são dois dos elementos da Associação Além Guadiana
05Agosto 2008 - 00h30

Ensino - Vinte espanhóis criaram associação por uma causa

Curso de Português desejado em Olivença

Duas dezenas de espanhóis criaram a Associação Além Guadiana para devolver a Olivença a prática da língua portuguesa, perdida nos últimos 50 anos. A criação de ementas bilingue nos restaurantes e a adopção do Português como língua curricular nas escolas são algumas das propostas.

"Está a perder-se a cultura portuguesa em Olivença. Vamos propor a criação de prospectos turísticos e ementas bilingue nos restaurantes", disse ao CM Joaquin Fuentes, secretário da Associação. A Além Guadiana foi criada em Maio num concelho onde dois mil dos 12 mil residentes ainda falam português e pretende fomentar actividades de interesse cultural, como um festival transfronteiriço.

 

Numa cidade com cinco séculos de domínio português e dois de administração espanhola, a Além Guadiana tem promovido encontros entre cidadãos dos dois países. "Fizemos um almoço-convívio e um passeio de BTT onde demos a conhecer a região e muitos monumentos de origem portuguesa", acrescenta. O trabalho passa também por sensibilizar a população e os meios administrativos a preservar a "mestiçagem" da cidade.

 

Apesar de a língua de Camões estar presente nas escolas de Olivença, Raquel Sandes, cantora e instrumentista do grupo de música folk Acetre, acha que se pode fazer muito mais. "Temos uma escola pública a leccionar a língua portuguesa como obrigatória, mas queremos que passe a fazer parte dos currículos das escolas. Não faz sentido que seja considerada a segunda língua estrangeira", frisa.

 

ASSOCIAÇÃO

Fundadores

A maioria dos membros da associação tem profissões ligadas à cultura. São professores, músicos e técnicos de turismo.

Língua

No seio do grupo todos fazem um esforço para falar português nas reuniões, até mesmo os que não dominam a língua. As actas são escritas nos dois idiomas.

Informação

A associação, constituída por muitos oliventinos, disponibiliza informações sobre o grupo em http//:alemguadiana.blogs.sapo.pt

Pedro Galego/Susana Chambel
 
» COMENTÁRIOS
05 Agosto 2008 - 14h28  | Raizes
Olivennça 750km² ocupados ilegalmente pela Espanha desde 1801, no tratado de Viena de 1815 o ocupante reconhece a ilegalidade e promete devolver o territorio portruguês. Que tem feito o estado português ao pé das instancias expertas em direito internacional para obrigar a Espanha a devolver o nosso territorio? Bravo a esses 20 portugueses (e não espanhois) que tomaram esta corajosa iniciativa.

 

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=0C7474B8-FDA3-4B67-9689-C8AAADBE1378&channelid=ED40E6C1-FF04-4FB3-A203-5B4BE438007E

 

http://www.jfreguesias.com/news.php?extend.820

 

Nota deste blogue:

Nã somos portugueses, mas espanhóis de origens portuguesas. Se fôssemos portugueses, esta notícia não existiria. Felizmente seria, pois o português oliventino e a cultura portuguesa oliventina seriam fortes e correntes entre a população. Obrigado.

2 comentários

Comentar post