Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

Contadôri

Flag Counter

Acordo ortográfico de 1990 no Brasíli

AG, 29.09.08

O jornal informa-nos da língua portuguesa:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx

 

Nas celebrações do Centenário de Machado de Assis

Lula da Silva promulga Acordo Ortográfico 

29.09.2008 - 09h19 Lusa

O presidente brasileiro, Luíz Inácio Lula da Silva, assina hoje o decreto para promulgação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que unifica e simplifica a forma de escrever nos oito países onde o português é a lingua oficial.

 




A data escolhida é simbólica, coincide com o aniversário da morte de Joaquim Maria Machado de Assis, considerado o mais universal dos escritores brasileiros e um clássico do idioma português.

A assinatura do acordo será feita durante uma sessão solene na sede da Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, a culminar com as celebrações do centenário de Machado de Assis (1839-1908).

O Acordo Ortográfico foi aprovado em Dezembro de 1990 por representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, porque Timor-Leste só aderiu em 2004, após a independência da Indonésia.

Para vigorar, tem de estar ratificado por um mínimo de três dos oito países, o que foi alcançado em 2006 com São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil, seguidos de Portugal, em Maio passado.

O texto vigorará no Brasil a partir de Janeiro de 2009 e terá implantação gradual, sendo introduzido nos livros escolares em 2010, para se tornar obrigatório em 2012.

Esta reforma não esteve isenta de polémicas políticas e académicas, sobretudo em Portugal, onde quase dois por cento do vocabulário do dia-a-dia ficará afectado, contra apenas 0,5 por cento no Brasil.


comentários
1 a 1 de um total de 1 Escrever comentário Escrever comentário   Diminuir Tipo de Letra Aumentar Tipo de Letra  


Comentário 29.09.2008 - 09h30 - JOSE FERREIRA DA SILVA, BRUXELAS
exelente noticia para a afirmação do Português no mundo.
<input ... >

MAIS UMA BOA NOTÍCIA:

Wikipédia lusófona adopta acordo ortográfico a partir de Janeiro

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1019429