Ágora, debate ibérico
Começou o debate Ágora:
Cultura
Mérida, Espanha, 17 Out (Lusa) - O encontro "Ágora - O Debate Peninsular", que arranca segunda-feira na cidade espanhola de Mérida, está a tornar-se numa "embaixada de Portugal em Espanha" e numa "referência" para a discussão sobre os dois países, garantiu hoje o seu director.

Prestes a começar a nona edição do encontro, o director Ignacio Sánchez Amor defendeu à agência Lusa que a iniciativa tem vindo a "converter-se na cimeira da sociedade civil" dos dois países ibéricos.
"Tal como existem as cimeiras políticas entre Espanha e Portugal, que se ocupam de outra agenda ou até da mesma, mas de outra perspectiva, a sociedade civil encontra aqui espaço para o debate sobre os dois países", disse.
Num modelo que roda entre as três principais cidades da Extremadura (Mérida, capital, Cáceres e Badajoz), a iniciativa põe o "palco" escolhido a cada ano a "falar" português durante sete dias.
Um conjunto de colóquios e cursos sobre vários temas, com a participação de políticos e de especialistas espanhóis e portugueses, e iniciativas culturais a artísticas centradas em Portugal fazem parte do "Ágora - O Debate Peninsular", promovido pela Junta da Extremadura.
"O encontro nunca foi um projecto da Extremadura, é antes uma ideia peninsular, para resolver um problema de assimetria informativa. Em Portugal, dá-se muita atenção a Espanha, mas é preciso que a opinião pública espanhola perceba também a posição portuguesa sobre muitos assuntos", explicou.
Aproveitando que a agenda entre os dois países ibéricos é, neste momento, "do tipo cooperativo" e não "do tipo conflituoso, como acontecia há alguns anos", sublinhou Ignacio Sánchez Amor, o encontro tem despertado "um interesse crescente, até das autoridades espanholas e portuguesas".
"É uma iniciativa que está a consolidar-se e que tem vindo a tornar-se uma embaixada de Portugal em Espanha e numa referência para a discussão sobre os dois países", afiançou.
No que respeita à Extremadura, região fronteiriça com Portugal, acrescentou o mesmo responsável, "sempre houve um grande interesse pela cultura portuguesa", pelo que o "Ágora" já está implantado no "roteiro cultural" dos habitantes.
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-10-17 14:45:16
Fonte: http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=368580&visual=26&tema=5
Mais:
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=368991&visual=26&tema=
http://aeiou.visao.pt/Pages/Lusa.aspx?News=200810208907660
http://www.portugalzone.com/index.php?news=32875
http://jornaldenisa.blogspot.com/2008/10/gora-o-debate-peninsular.html