Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

Contadôri

Flag Counter

VI Mostra Portuguesa em Espanha

AG, 27.10.08

  

Maior evento cultural português no exterior
VI Mostra Portuguesa
começa hoje em Espanha 
27.10.2008 - 12h04 Inês Subtil
Arranca hoje a sexta edição da Mostra Portuguesa em Espanha. O maior acontecimento cultural nacional no exterior vai decorrer durante um mês e meio e, mais uma vez, estende-se para além das fronteiras da capital, Madrid. Helena Almeida, Mísia, Manoel de Oliveira e Zeca Afonso são alguns dos nomes que marcam o cartaz de 2008.
 
Mïsia
Mísia
Com um custo estimado de 180 mil euros, em parte suportado pelo Instituto Camões, a Mostra conta este ano com o apoio de várias instituições da sociedade civil e do Estado espanhol, nomeadamente o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal de Madrid.

Segundo José Moraes Cabral, embaixador português em Madrid, a “ideia é transmitir a imagem de um Portugal moderno, (...) que tem nos seus criadores e intelectuais o melhor exemplo permanente”.

Na sexta edição destaca-se na área do cinema uma retrospectiva da obra de Manoel de Oliveira na Filmoteca de Madrid, que deverá contar com a presença do realizador português no dia 13 de Novembro, e um ciclo com longas e curtas-metragens contemporâneas, a decorrer na capital espanhola e em Barcelona.

No campo da música, Mísia, David Fonseca, Júlio Pereira, Maria João e Mário Laginha, e o pianista António Rosado integram o conjunto de artistas na Mostra. Além disso, e a propósito dos 20 anos da morte de Zeca Afonso, irá realizar-se um debate sobre música de intervenção.

”Uma referência” em Espanha
Também Fernando Pessoa vai ser lembrado nesta edição. Os 120 anos do nascimento do escritor vão ser assinalados nos encontros luso-espanhol e luso-catalão de literatura, que integram a programação do evento.

Nas artes plásticas, Helena Almeida foi a escolhida como destaque, mas outros artistas como Carlos Bunga, Edgar Martins, Albuquerque Mendes e Richard Câmara vão ter os seus trabalhos em exposição.

Da mesma forma, a Bienal Ibero-Americana, inserida na Mostra 2008, contará com 20 desenhadores portugueses e a exposição de arquitectura 21 Projectos do século XXI, patente na Expo Saragoça 2008, vai voltar a ser exibida ao público no país vizinho.

Para quem queira experimentar os sabores da cozinha portuguesa, o chefe Luís Baena, organizou uma semana da gastronomia nacional, que irá decorrer no Hotel Intercontinental Castellana, em Madrid.

A Mostra Portuguesa é já “uma referência” no país vizinho, afirma Miguel Ángel Moratinos, ministro dos Assuntos Exteriores de Espanha, e o alargamento da agenda para além das fronteiras de Madrid é um sinal da importância crescente da iniciativa.

<input ... >
comentários
0 a 0 de um total de 0 Escrever comentário Escrever comentário   Diminuir Tipo de Letra Aumentar Tipo de Letra  

  Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1347647

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.