Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

Contadôri

Flag Counter

A jornada aproxima-se... no "Alentejo Popular"

AG, 27.02.09
No sábado, organizada pela Além Guadiana
Olivença debate português oliventino
16:37, quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2009

O presidente da Junta da Extremadura inaugura no próximo sábado, 28, uma jornada sobre o português oliventino, organizada pela associação cultural Além Guadiana. O evento aborda a importância da língua portuguesa no concelho, bem como a necessidade de articular iniciativas que contribuam para a sua vitalização.

No próximo sábado realiza-se, no Convento de São João de Deus, em Olivença, uma jornada sobre o português oliventino, organizada pela associação cultural Além Guadiana e com a colaboração do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, da Junta da Estremadura, da Deputação de Badajoz e da Câmara Municipal de Olivença. Este evento pretende constituir um foro de informação e debate em torno da importância da língua portuguesa no concelho, bem como da necessidade de articular iniciativas que contribuam para a sua vitalização.


Nesta jornada reunir-se-ão linguistas, universidades de Portugal e de Espanha e instituições como o Conselho da Europa e o Instituto Camões, para falar do valor cultural dos dialectos e línguas minoritárias no continente europeu, as características do português que se fala em Olivença e as possíveis actuações para reverter a dinâmica de desaparição de uma língua que faz parte da identidade cultural oliventina.


Nesta localidade fronteiriça fala-se o português desde a Idade Média, embora o uso se encontre reduzido hoje às camadas mais idosas. Linguisticamente, o português de Olivença é considerado como um subdialecto alentejano com superestrato espanhol. Precisamente faz dois meses que o Conselho da Europa emitiu um relatório no qual aconselha medidas de protecção e promoção do português em Olivença, bem como doutras línguas e dialectos minoritários do continente.

voltar»Outras noticias
quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2009Olivença acolhe jornada sobre português oliventino
 
 
 
 
 
 

1 comentário

Comentar post