Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

Contadôri

Flag Counter

Região do Guadiana Central

AG, 10.04.09

Vamos ver quando todos os jornais portugueses vão aprender a escrever "Olivença". É assim a vida raiana. Sendo a mesma jornalista, um diário lisboeta escreve "z" e um alentejano "ç". Então o erro será do jornal de Lisboa mesmo? Pois será.

Brasões de Borba e Oliva de la Frontera

Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial nasce em Borba
Maria Antónia Zacarias

Os municípios portugueses de Alandroal, Barrancos, Borba, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz e Vila Viçosa e os espanhóis de Barcarrota, Higuera de Vargas, Oliva de la Frontera, Olivenza, Táliga, Valverde de Leganés e Villanueva del Fresno decidiram constituir-se em Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) - Guadiana Central.
 

Esta entidade tem como objectivo facilitar e promover a cooperação transfronteiriça, a cooperação transeuropeia e a cooperação entre os seus membros, exclusivamente no intuito de reforçar a coesão económica e social no território.

 

Os AECT têm por atribuições específicas a execução de projectos ou acções de cooperação territorial co-financiados pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, do Fundo Social Europeu e de Fundo de Coesão.

 

De acordo com o presidente da edilidade de Borba, Ângelo de Sá, estes AECT podem ainda promover a realização de estudos, planos, programas e projectos ou outras formas de relacionamento entre agentes e entidades públicas susceptíveis de contribuírem para o desenvolvimento dos territórios, bem como gerir infra-estruturas e equipamentos e ainda prestar serviços de interesse público.

 

Cada município vai agora aprovar a intenção de constituição do AECT, que só se confirmará depois da aprovação do convénio e dos respectivos estatutos pelos órgãos municipais.
Os projectos de convénio e estatutos serão discutidos entre todas as autarquias em reunião a realizar no dia 21, em Oliva de la Frontera.

 

O autarca de Borba admite que o novo instrumento de cooperação é susceptível de promover o desenvolvimento.

 

http://jornal.publico.clix.pt/magoo/noticias.asp?a=2009&m=04&d=10&uid=&id=302249&sid=58163

13 de abril de 2009  http://www.diariodosul.com.pt/