Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

Contadôri

Flag Counter

Lusofonia em 2009

AG, 24.04.09

Semanário, 24 de abril de 2009

LUSOFONIA EM 2009

Maria Valentina da Silveira Machado

(docente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia)

 

(...) Saber que a Associação Cultural dos Artistas Lusófonos em parceria com a autarquia vizinha decidiram criar um Centro de Artes e Ofícios do Mármore, promovendo concursos de cantaria e de calçada portuguesa.

 

Quando se constata que ali ao lado na vizinha Espanha, perante a petição da Associação "Além Guadiana" de declarar o ensino do Português oliventino como Bem de Interesse Cultural o presidente da respectiva Junta não só apoiou a petição como incentivou os autores para que organizem o respectivo processo, classificando a iniciativa como "Acção Estratégica" para o ensino do Português como segunda língua logo a seguir ao Inglês, nos estabelecimentos de ensino da região, dizendo que ainda que não obstante o castelhano seja a língua oficial não é possível nem aconselhável, porque contrário à própria História, deixar de dar realce ao Português Oliventino e promover a divulgação do Ensino do Português.


Quando tudo isto se verifica no Alentejo Interior (...)

 

(...) Namíbia, Paraguai, entre muitos outros. Na Europa a nossa vizinha Espanha não tem favorecido o ensino do Português por querer favorecer a posição do Castelhano como língua nacional, o que tem prejudicado o Português Oliventino, falado em Olivença, território originariamente português que acordos de Paz celebrados entre os dois países sem aquiescência e nem sequer consulta do próprio povo tornaram espanhol. Mas recentemente, e por acção da Associação "Além Guadiana", há todo um movimento com aceitação regional espanhola para o ensino do Português como acima foi dito, e consequentemente preservação do Português Oliventino.


No âmbito dos areópagos internacionais ( ...)

 

http://www.semanario.pt/

 

Obrigado à pessoa que nos formenceu este artigo.