O português oliventino está na escola
A Mafalda em português brasileiro.
Aula de português onde também se ouve o português oliventino.
Acerca desta notícia, podem ouvir uma entrevista ao nosso presidente, no domingo 14, às 12.15h espanholas, na Radio Interior de Moraleja (Cáceres): 92.8 FM ou http://www.radiointerior.es/escuchar/ventana_escuchar.htm ![]()
La Asociación Além Guadiana divulga el portugués oliventino en la escuela
OLIVENZA (BADAJOZ), 9 Mar. (EUROPA PRESS) -
La colaboración entre el Colegio Público 'Francisco Ortiz' de Olivenza y la Asociación cultural 'Além Guadiana' está permitiendo divulgar el portugués oliventino entre alumnos de primaria de la localidad.
El objetivo fundamental de esta iniciativa es que los jóvenes estudiantes conozcan de primera mano las características del portugués de sus abuelos, aún utilizado en los estratos de mayor edad de la población, según informó la asociación en nota de prensa.
En el marco de la asignatura de lengua y cultura portuguesas que se imparte en dicho centro y bajo la coordinación del profesorado, los alumnos tienen la oportunidad de escuchar y conversar con un hablante de portugués oliventino, conociendo los rasgos particulares de este subdialecto, calificado como portugués alentejano con superestrato español, así como los dichos populares, expresiones, leyendas, canciones y otros aspectos de la tradición oral, contenidos en esta lengua.
Esta experiencia se ha iniciado con los alumnos del sexto curso, previéndose extenderla al alumnado de otras edades.
La iniciativa, con fines didácticos y culturales, constituye una manera de sensibilizar a los niños de Olivenza sobre la importancia de preservar la "rica herencia" cultural del municipio, un legado que se constata en sus monumentos y tradiciones, así como en la lengua portuguesa, ampliamente hablada por los oliventinos a mediados del siglo XX y hoy en riesgo de desaparición.
Además, desde Além Guadiana se pretende incentivar a los escolares en el aprendizaje del portugués, considerado estratégico para la región por sus crecientes relaciones con Portugal, al tiempo que se anima a recuperar una lengua hablada en Olivenza desde la Edad Media, cuyo futuro "depende de los más jóvenes".
http://www.que.es/badajoz/201003091715-asociacion-alem-guadiana-divulga-portugues.html

http://es.noticias.yahoo.com/5/20100309/tlc-la-asociacin-alm-guadiana-divulga-el-e70c9bd.html
http://www.ayuntamientodeolivenza.com/modulos/mod_noticias/pub/mostrar_noticia.php?id=556
O português da Estremadura espanhola.
O Além Guadiana divulga o português oliventino na escola
Na imagem, um falante oliventino a monstrar como é o nosso português.
A colaboração entre a escola pública “Francisco Ortiz” de Olivença e a associação cultural “Além Guadiana” permite divulgar o português oliventino entre alunos do ensino básico da cidade. O objetivo fundamental desta iniciativa é que os jovens estudantes conheçam de primeira mão as características do português dos seus avós, ainda usado pelas camadas etárias mais velhas da povoação.
No marco da disciplina de língua e cultura portuguesas que se leciona no dito centro e com a coordenação dos professores correspondentes, os alunos têm a oportunidade de ouvir e conversar com um falante de português oliventino, conhecendo os traços particulares deste subdialeto, um português alentejano com superstrato espanhol, bem como os ditados populares, expressões, lendas, cantigas e outros aspetos da tradição oral contidos na língua.
A experiência iniciou-se com os alunos do sexto ano, e se prevê estendê-la para alunos doutras idades. Esta iniciativa, com fins didáticos e culturais, constitui uma maneira de sensibilizar as crianças de Olivença sobre a importância de preservar a rica herança cultural do concelho, um legado que se constata nos monumentos e tradições, mas também na língua portuguesa, amplamente falada pelos oliventinos em meados do século XX e hoje em risco de desaparecer.
Com esta iniciativa, Além Guadiana pretende incentivar os escolares na aprendizagem do português, considerado estratégico para a Estremadura espanhola pelas crescentes relações com Portugal, enquanto se encoraja os meninos para recuperar uma língua falada em Olivença desde a Idade Média e cujo futuro depende dos mais novos.
11 Março 2010
PORTUGUÊS OLIVENTINO
A colaboração entre o Colégio Público (2º/3.º Ciclo) "Francisco Ortiz" de Olivença e a Associação Cultural "Além Guadiana" está a permitir divulgar o português oliventino
("alentejano") entre os alunos da "Primária" (2.º/3º Ciclos) da localidade. O objectivo fundamental desta iniciativa é o de que os jovens estudantes conheçam em "primeira mão" as características do português dos seus avós, ainda usado nos estratos de idade mais avançada da população, segundo explicou a associação em nota de imprensa. Integrado na área disciplinar de Língua e Cultura portuguesa que lhes é ministrado pelo próprio colégio, e sob a coordenação do professorado, os alunos têm a oportunidade de ouvir e de conversar com um falante de português oliventino, conhecendo os traços particulares deste subdialecto, qualificado com Português Alentejano com "sobrestracto" (com aspectos de uma "supra-estrutura" em) espanhol, assim como os "ditos" populares, expressões, lendas, canções e outros aspectos da tradição oral, próprios ("contidos" em) desta "língua". Esta experiência iniciou-se com os alunos do sexto "curso", prevendo-se que seja estendida aos alunos de outras idades. A iniciativa, com fins didácticos e culturais, constitui uma maneira de sensibilizar as crianças e os jovens de Olivença para a importância de preservar a "rica herança" cultural do município, um legado que se constata nos seus monumentos e tradições, assim como na língua portuguesa, amplamente falada pelos oliventinos em meados do século XX, e hoje em risco de desaparição. Aliás, o objectivo do "Além Guadiana" é incentivar os estudantes em geral a aprenderem o português, considerado como estratégico para a região (Extremadura) pelo seu crescente relacionamento com Portugal, ao mesmo tempo que serve para incentivar a recuperação de uma língua falada em Olivença desde a Idade Média, cujo futuro "depende dos mais jovens".
http://www.diariodosul.com.pt/
ALÉM GUADIANA DIVULGA PORTUGUÊS "OLIVENTINO"

Integrado na área disciplinar de Língua e Cultura portuguesa que lhes é ministrado pelo próprio colégio, e sob a coordenação do professorado, os alunos têm a oportunidade de ouvir e de conversar com um falante de português oliventino, conhecendo os traços
particulares deste subdialecto, qualificado como português alentejano com "sobrestracto" (com aspectos de uma "supra-estrutura" em) espanhol, assim como os "ditos" populares, expressões, lendas, canções e outros aspectos da tradição oral, próprios ("contidos" em) desta "língua".