Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

Contadôri

Flag Counter

Lusofonias: hoje

AG, 12.06.10

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=27077&catogory=CPLP

Lingua portuguesa e lusofonia hoje em destaque em Olivença
- 12-Jun-2010 - 11:58

 

A associação “Além Guadiana” promove hoje em Olivença (Espanha), a primeira edição das “Lusofonias”, uma iniciativa para promover a língua portuguesa e a cultura dos países lusófonos naquela cidade fronteiriça.

“Queremos promover a herança cultural portuguesa em Olivença e fomentar o conhecimento de Portugal e dos países lusófonos”, disse Joaquín Fuentes Becerra, presidente da associação “Além Guadiana”.

Um dos pontos altos do evento é a inauguração das "Lusofonias" e de um “simbólico” acto de apresentação das placas em português das ruas mais antigas da localidade, cujos nomes acabam de ser recuperados.

“As placas com os nomes das antigas ruas que estavam em português foram utilizados em Olivença até à primeira metade do século XX, por isso esta iniciativa tem um cunho cultural, didáctico e turístico”, sublinhou Joaquín Fuentes Becerra.

No sentido de promover a cultura e a língua portuguesa, a organização do evento elegeu como imagens promocionais da iniciativa Amália Rodrigues, Fernando Pessoa e Vasco da Gama.

“São ícones de Portugal e da sua história. Como curiosidade posso dizer que os familiares de Vasco da Gama são originários de Olivença e desta forma vamos relembrar esse facto”, disse.

A iniciativa cultural, que conta com a colaboração do Ayuntamiento de Olivença, da Associação para o Desenvolvimento Rural da Comarca de Olivença e da Junta da Estremadura, vai ainda contar com um vasto conjunto de actividades, entre as quais se destacam peças de teatro, música, literatura e animação de rua.

Em paralelo, haverá uma zona reservada a exposições, onde vão estar artesãos, um espaço dedicado à gastronomia e a instituições do espaço lusófono, bem como trabalhos ao vivo e animação musical a cargo de grupos de Portel (Évora).

A leitura pública contínua em português, na qual participarão oliventinos de todas as idades lendo ou recitando na língua de Camões, é outros dos pontos altos que a organização destaca deste dia dedicado ao mundo lusófono.

Durante a manhã também haverá uma demonstração de folclore, através do grupo “La Encina” de Olivença e a atuação das Cantadeiras de Granja (Évora).

No período da tarde será projectado no Espácio para la Creación Joven, o filme “O Leão da Estrela”, haverá actividades de animação nas ruas e ainda a atuação dos alunos de português da escola pública Francisco Ortiz, de Olivença.

A "Estória da Galinha e do Ovo" e "O Canto dos Poetas", ambos interpretados pela associação "Do Imaginário" de Évora, são outros dos atractivos desta iniciativa promovida pela associação “Além Guadiana”.


sábado, 12 de Junho de 2010 | 15:23

Olivença: Mais de 70 ruas recuperam o antigo nome

Mais de 70 placas com os nomes das ruas em português foram hoje recuperadas na cidade de Olivença (Espanha), com o objetivo de dar a conhecer a história e a cultura portuguesa aos habitantes daquela cidade fronteiriça. [...]


http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=454850


Fronteira

Olivença: mais de 70 ruas recuperam o antigo nome em português

por Agência Lusa, Publicado em 12 de Junho de 2010  |  Actualizado há 39 minutos


Mais de 70 placas com os nomes das ruas em português foram hoje recuperadas na cidade de Olivença (Espanha), com o objetivo de dar a conhecer a história e a cultura portuguesa aos habitantes daquela cidade fronteiriça.


"Este passo que foi dado hoje em Olivença mostra a união que existe entre os dois países (Portugal e Espanha)", disse aos jornalistas Manuel Rodríguez, presidente do Ayuntamiento de Olivenza.


"E simboliza também o aniversário da adesão de Portugal e Espanha à Comunidade Económica Europeia (CEE)", acrescentou.

A iniciativa foi um dos pontos alto da primeira edição do certame "Lusofonias", que decorre durante o dia naquela cidade espanhola e que conta com a organização da associação "Além Guadiana".


De acordo com a organização, o certame visa promover a língua portuguesa e a cultura dos países lusófonos naquela cidade fronteiriça.


Um dos pontos altos do evento decorreu durante a manhã, quando se procedeu à inauguração das "Lusofonias" e a um "simbólico" ato de apresentação das placas em português das ruas mais antigas da localidade, cujos nomes acabam de ser recuperados.


De acordo com Joaquín Fuentes Becerra, presidente da associação "Além Guadiana", foram recuperados os nomes de "73 ruas".

"Esta iniciativa é uma janela para mostrar o passado de Olivença aos seus habitantes e visitantes", disse.


Para José Martinez, habitante em Olivença há mais de 50 anos, esta iniciativa é encarada com "bastante naturalidade".

"Parece-me bem, é uma recordação bonita, uma vez que há uma enorme presença portuguesa nesta cidade, tanto a nível cultural como histórico", disse o sexagenário em declarações à agência Lusa.


"Eu vejo esta iniciativa com bons olhos", sublinhou por sua vez Narciso Martínez Ramalho que, acompanhado por José Martinez, circulavam pelas ruas daquela cidade espanhola.


No sentido de promover a cultura e a língua portuguesa, a organização das "Lusofonias" elegeu como imagens promocionais da iniciativa Amália Rodrigues, Fernando Pessoa e Vasco da Gama.


A iniciativa cultural, que conta com a colaboração do Ayuntamiento de Olivença, da Associação para o Desenvolvimento Rural da Comarca de Olivença e da Junta da Estremadura, vai ainda contar com um vasto conjunto de actividades, entre as quais se destacam peças de teatro, música, literatura e animação de rua.


Em paralelo, na praça de Espanha, situada no coração de Olivença, encontra-se uma zona reservada a exposições, onde estão artesãos, um espaço dedicado à gastronomia e a instituições do espaço lusófono, bem como trabalhos ao vivo e animação musical.


A leitura pública contínua em português, na qual participarão oliventinos de todas as idades lendo ou recitando na língua de Camões, é outros dos pontos altos que a organização destaca deste dia dedicado ao mundo lusófono.


Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico



(12 de junho de 2010)
Olivença:
A LÍNGUA PORTUGUESA E A CULTURA LUSÓFONA VÃO "INVADIR" VILA ESPANHOLA

A língua portuguesa e a cultura dos países lusófonos vão "invadir" Olivença (Espanha) no sábado, durante a primeira edição das “Lusofonias”, uma iniciativa da associação “Além Guadiana”. [...]
El objetivo es acercar localidades fronterizas

Vara asiste hoy en Olivenza a la inauguración de 'Lusofonías'

Directorio

MÉRIDA, 12 Jun. (EUROPA PRESS) -

El presidente de la Junta de Extremadura, Guillermo Fernández Vara, asiste hoy en Olivenza (Badajoz), al acto de inauguración de 'Lusofonías', una iniciativa organizada por la asociación cultural 'Allém Guadiana' con el apoyo del Gobierno regional y la Diputación provincial, para propiciar el acercamiento de las localidades fronterizas.

 

El acto, en el que se presentarán rótulos en portugués de las antiguas "ruas", comenzará a las 10,30 horas en la Plaza de España de la citada localidad, según informó la Junta de Extremadura en nota de prensa.

 

Tras el descubrimiento de la placa con el nombre de la calle en castellano y portugués, tomarán la palabra el alcalde de Olivenza, Manuel Cayado; el presidente de la Asociación Cultural 'Além Guadiana', Joaquín Fuentes; la diputada de Cultura de la Diputación de Badajoz, Inmaculada Bonilla; y el responsable del Ejecutivo extremeño, que cerrará el turno de intervenciones.

 

http://www.europapress.es/extremadura/noticia-vara-asiste-hoy-olivenza-inauguracion-lusofonias-evento-acercar-localidades-fronterizas-20100612092512.html

http://www.20minutos.es/noticia/734827/0/

http://es.noticias.yahoo.com/5/20100611/tlc-vara-asiste-maana-en-olivenza-a-la-i-e70c9bd.html

 

http://www.gentedigital.es/badajoz/noticia/287985/vara-asiste-hoy-en-olivenza-a-la-inauguracion-de-lusofonias-un-evento-para-acercar-localidades-fronterizas/+%22Europa+Press%22+%22All%C3%A9m+Guadiana%22&cd=11&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt/