Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

Contadôri

Flag Counter

No Portal Galego da Língua

AG, 21.05.08

Estamos no PGL (Portal Galego da Língua), da AGÁLi (Associaçom Galega da Língua). Obrigados.

 

Além Guadiana promoverá a cultura portuguesa em Olivença
Quarta, 21 Maio 2008 (6:30)

Nasce pra bem do português oliventino e das tradições portuguesas de Olivença e Táliga

Além Guadiana - Recentemente foi criado em Olivença o “Além Guadiana”, associação sem fins lucrativos que nasce com o objectivo de fomentar a cultura portuguesa em Olivença. A iniciativa partiu de um conjunto de oliventinos consciente da grande riqueza que entesoira o património da sua terra. A cidade das duas culturas, como habitualmente é definida Olivença, constitui um exemplo único na península Ibérica pela sua história (partilhada entre Portugal e Espanha) e um lugar onde convivem e se mesclam com naturalidade elementos de ambas culturas.
[+...]


A iniciativa partiu de um conjunto de oliventinos consciente da grande riqueza que entesoira o património da sua terra. A cidade das duas culturas, como habitualmente é definida Olivença, constitui um exemplo único na península Ibérica pela sua história (partilhada entre Portugal e Espanha) e um lugar onde convivem e se mesclam com naturalidade elementos de ambas culturas.
[+...]

Além Guadiana nasce com a intenção de potencializar esse carácter mestiço, recuperando e fomentando manifestações relacionadas com a língua, tradições orais, a gastronomia, a música, a literatura, etc. As suas actividades principais são: contribuir para a promoção da língua portuguesa em Olivença, realizar acções de sensibilização, valorizar a cultura portuguesa, fomentar o conhecimento e intercâmbio cultural com Portugal e outros países da Lusofonia.

O âmbito de actuação da associação são os concelhos de Olivença (que inclui as aldeias de São Jorge da Lor, São Bento da Contenda, Vila Real, São Domingos de Gusmão, São Rafael e São Francisco) e Táliga. Portugueses até 1801, constituíram o último território a ser incorporado em Espanha. Os dois séculos significaram uma contínua contribuição cultural hispana sobre o substrato luso, dando lugar a uma riquíssima cultura de síntese que aflora nas suas ruas e gentes.

Além Guadiana considera, todavia, que muitos componentes da cultura portuguesa se estão a perder, como no caso da língua, maioritária até os anos cinquenta e hoje em risco de desaparecer. Segundo os sócios, a cultura portuguesa em Olivença constitui um tesoiro que urge conservar.

A denominação Além Guadiana expressa um olhar mútuo dos dois lados do rio, com a cultura como nexo comum. A associação criou um espaço virtual no endereço seguinte:
http://alemguadiana.blogs.sapo.pt ".



[

Voltar

|

0 comentário(s)

] www.agal-gz.org/modules.php


 


 



 

1 comentário

Comentar post