Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

ALÉM GUADIANA

Associação Além Guadiana (língua e cultura portuguesas em Olivença): Antigo Terreiro de Santo António, 13. E-06100 OLIVENÇA (Badajoz) / alemguadiana@hotmail.com / alemguadiana.com

Contadôri

Flag Counter

Apresentação de compilação do português oliventino (30.V.2014)

AG, 22.05.14

No museu, às 18.30 horas!

MUITO FRÁGIL

Objetivo, salvaguardar o português em Olivença

 

Na próxima sexta-feira, 30 de maio pelas 18:30 horas, celebrar-se-á, no pátio do Museu Etnográfico Francisco González Santana, em Olivença, a apresentação de um Estudo Compilatório do Português Oliventino. Este trabalho foi promovido por a Câmara Municipal de Olivença em cooperação com a Associação Cultural Além Guadiana, contando com a colaboração da Universidade da Estremadura e o financiamento da Iniciativa Comunitária POCTEP, no quadro do projeto “Por terras raianas”.

 

Este projeto consistiu num dossiê sobre as características do português de Olivença e uma Compilação que recolhe numerosas gravações sonoras a pessoas lusófonas oriundas de Olivença e das suas aldeias, como São Bento da Contenda e São Jorge da Lor, entre outras. Assim, pretende-se de criar a base de um banco de dados sonoro que permita constituir uma preciosa fonte no futuro para estudos linguísticos, mas também sociológicos, históricos ou etnográficos, com fins didáticos ou culturais, entre outros.

 

Na apresentação, terá lugar uma explicação do trabalho realizado, a exposição de um breve vídeo promocional e, para terminar, uma dinâmica que permita aos presentes interagir conversando em português. A organização anima a velhos e jovens, falantes do português ou amantes da língua, a assistir a este ato.

 

O português oliventino é uma variedade dialetal, fruto da história partilhada de Olivença. Em meados do século XX, a língua de Camões era de uso maioritário, embora hoje, restringido o seu uso aos estratos mais idosos, se encontre em risco de desaparecer. Sucessivos relatórios do Conselho da Europa recomendaram às instituições medidas para a sua proteção e promoção. Da cidadania e da câmara municipal, crescentemente sensibilizadas, surgiram diversas iniciativas como a sinalização turística bilingue e a recuperação dos antigos nomes das suas ruas em português, existindo uma vigorosa demanda de ensino da língua portuguesa.

 

Em Olivença, o português é considerado um dos tesoiros da sua cultura imaterial, que não só faz parte da sua identidade, mas que, pela sua vez, constitui uma ferramenta de promoção cultural e económica. Ciente da sua necessidade de salvaguarda, a associação Além Guadiana solicitou a declaração do Português em Olivença como Bem de Interesse Cultural.

 

ALÉM GUADIANA

3 comentários

Comentar post