Lusofonias 2015 em Lisboa (comunicado)
Olivença mostra a sua cultura portuguesa em Lisboa
No próximo sábado 30 de maio, celebrar-se-á o “Dia de Olivença” no quadro da Feira do Livro de Lisboa, no auditório do Parque Eduardo VII. A atividade é promovida pela associação cultural Além Guadiana de Olivença, e consistirá em diversas palestras e atividades culturais ligadas a esta histórica localidade. Entre outras, contar-se-á com a presença do historiador Miguel Ángel Vallecillo, que falará sobre a bibliografia e a etnografia, e do artista gráfico José Antonio González, que fará um percurso sobre Olivenza através dos seus livros. Também estará presente o poeta Julián Portillo, com um recital dos seus poemas, y, da associação Além Guadiana, falar-se-á da importância da herança portuguesa em Olivença.
Esta presença oliventina na Feira do Livro de Lisboa é inédita e faz parte das “Lusofonias”, espaço cultural dedicado ao mundo de fala portuguesa, que se vai realizando regularmente em Olivença desde há cinco anos para valorizar a herança cultural portuguesa de Olivença e a sua aproximação da Lusofonia através da arte, a música, a literatura, o teatro e as mais diversas manifestações culturais. Neste ano estão especialmente focadas na língua de Camões e, pela primeira vez, celebram-se em Olivença e em Lisboa, contando com a escritora Isabel Ricardo como “Padroeira”.
Nos últimos anos, Olivença assiste a um renascimento do interesse pelas suas raízes portuguesas, o que se traduz em inúmeras iniciativas culturais. Com a participação de Olivença na Feira do Livro, a associação Além Guadiana deseja visibilidade dos esforços dos oliventinos pela valorização do seu rico património português.
Além Guadiana